top of page

Na praia, no campo, no jardim ou ao ar livre! Qual a melhor época para em cada região do Brasil???

Se você sonha com um casamento banhado pela luz do sol, ou pelo verde da natureza ou em um belo jardim é bom ficar de olho nas melhores épocas do ano de acordo com o que você planeja para o seu casamento.


Como não cair de amores por casamentos ao ar livre? No campo, no jardim ou na praia, a energia da natureza parece abençoar a união do casal. Mas apesar de encantador, o céu aberto pode ser tornar um pesadelo para os noivos caso a temperatura não esteja agradável ou, pior, o tempo mude inesperadamente. Para evitar grandes frustrações, é primordial para aqueles que sonham em casar na praia, no campo, ao ar livre, saibam qual é a melhor época em cada região do Brasil!


Qual o melhor mês para casar ao ar livre?


Seja na praia ou no campo, se você quer um casamento ao ar livre, precisa estar por dentro da época de maior incidência de chuvas na sua região. Afinal, dependendo da decoração da festa, uma chuva inesperada pode ser catastrófica!

Você precisa levar em consideração o estilo da celebração, a estação do ano, o clima, o local, o período das férias do casal e as tendências do mercado.

*Primeiro semestre


Março, abril e maio são os preferidos dos noivos para casamentos no primeiro semestre.


Março

A procura de fornecedores para casamentos em março tem aumentado. Se você sonha com uma decoração cheia de orquídeas, esse é o mês perfeito, pois elas estão lindas e com custo mais baixo. Além disso, o calor começa a dar uma trégua e buffets e espaços costumam fazer descontos nessa época. 


Dica: A preocupação fica por conta das chuvas. É preciso pensar nas coberturas e possibilidades de faltar energia. Previna-se!


*Abril


O clima agradável e sem chuvas de abril parece que conquistou os casais brasileiros de vez. É um mês com clima agradável: nem muito quente nem muito frio e, o melhor, sem chuvas, para quem deseja uma festa ao ar livre, é a melhor opção!


Dica: O valor das flores começa a subir nessa época. Pesquise as flores da estação e peça para seu decorador encomendá-las antes, para economizar.

*Maio


Verdade seja dita, maio não é mais tão concorrido como nas décadas de 1980 e 1990. Mas, por conta da proximidade do inverno e da possibilidade de pedir trajes completos, é perfeito para casamentos chiques e glamourosos. Não chove! Isso facilita para as cerimônias ao ar livre, como campo, montanha, vinícolas e castelos com jardins. A baixa temporada do turismo de lazer e os pacotes ficam um pouco mais baratos para a lua de mel. Se você quer fugir do calor do Rio de Janeiro, pode aproveitar o clima gostoso da serra.


Dica: Cuidado para não coincidir a data do seu casamento com o fim de semana do Dia das Mães, a não ser que essa seja uma estratégia para um mini wedding.

Alerta: o preço das flores fica exorbitante nesse período.



*Setembro e outubro


Meses da primavera: os campos ficam lindos, os preços da maioria das flores caem e não chove! Alguns motivos para você marcar seu casamento em setembro ou outubro: A temperatura em setembro e outubro é muito agradável; Os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro são perfeitos para quem quer a presença de familiares e amigos de outras regiões. A baixa temporada de praia é ideal para os destination weddings os pés na areia, pois hotéis e resorts ficam com valores mais em conta. Fuja dos feriados, caso vocês queiram tranquilidade e economia.


A desvantagem é que esses meses se tornaram os mais procurados. Isso significa que você precisa planejar tudo com bastante antecedência para conseguir o local ideal, o celebrante que deseja, a banda e vários fornecedores que não conseguem atender mais de um evento por dia. É um dos períodos mais caros para se casar!

*Novembro


Horário de verão durante todo o mês ajuda os noivos que sonham com uma cerimônia sob um pôr do Sol encantador. Também é o mês das lavandas: aproveite-as para uma decoração provençal. Mês perfeito para noivos que querem uma celebração com um clima mais harmônico e quente.

Dica: As chuvas voltam a preocupar. Portanto, invista em uma boa cobertura para a cerimônia e a festa.


Região Sudeste


Os piores meses


Já começamos com um alerta vermelho para quem está na região Sudeste: o final de dezembro e o mês de janeiro trazem o verão a todo vapor e, de quebra, também os famosos “pés d’água”, muitos deles acompanhados de vento forte. Por este motivo, é bom repensar caso você esteja planejando um evento a céu aberto para este período.

Espelho das Águas | Foto: Divulgação

IF Espaço Múltiplo | Foto: Marina Lomar

*Os melhores meses


Abril é considerado por muitas cerimonialistas da Região Sudeste como o melhor mês para se casar: o clima é bem mais ameno, nem muito quente e ainda nem tão frio, e tanto as chuvas de verão como  as águas de março já passaram. Perfeito para um casamento ao ar livre!


Ferradura Inn | Foto: Carol Bustorff

Pousada Bucaneiro – Foto: divulgação

Por isso, este é também um mês muito disputado pelas casas de festas com áreas externas. Planeje-se com bastante antecedência para garantir sua data!

O mês de maio é outra ótima opção para casamentos em ambientes abertos na região sudeste: a luz natural do outono é mais suave, excelente para fazer fotos na praia.



Galeria Jardim | Foto: Divulgação

Maison Saint Germain | Foto: Artistic Photo

Região Norte e Nordeste


A melhor época


Já aqueles que planejam o casório dentro da faixa que vai do Norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, durante o verão, podem esperar dias predominantemente ensolarados, bastante quentes e pouquíssimas chuvas, que só costumam chegar lá por volta de abril. Sem falar que, escolhendo casar na praia, você e seus convidados ainda aproveitam aquela brisa suave e gostosa que só o litoral do Nordeste tem. Sinal verde!

O estio predomina novamente em agosto e, entre outubro e dezembro, o tempo fica bem firme, com quase nenhuma chuva. Ah, o Nordeste…




A pior época


O “inverno” desta parte do Brasil começa em abril, com mais chuvas em junho ou julho, portanto, nessa época é melhor evitar fazer uma festa de casamento totalmente ao ar livre, é bom contar ao menos com toldos ou tendas. Lembre-se que é pior somente pelas chuvas, não pela temperatura, que pode ser bem agradável!



As exceções


É importante lembrar que no Sul da Bahia o clima se comporta de uma maneira um pouquinho diferente dos vizinhos nordestinos: a região tem chuvas bem distribuídas por todo o ano, o que significa uma probabilidade igual de se molhar para todos os meses. Se tiver que escolher entre casar na região do Nordeste, mais acima, durante o “inverno” (de abril a julho) ou casar no mesmo período no Sul da Bahia, é preferível ficar com a segunda opção, pois as chuvas serão menos frequentes.



Região Sul


Em termos de chuvas, a região Sul do Brasil tem o clima ligeiramente parecido com o da região Sudeste: seus verões são úmidos e têm pancadas de chuva no fim da tarde, e os outonos são mais secos, o que faz dos meses de abril e maio excelentes opções para os casamentos ao ar livre. As primaveras são mais chuvosas.


Dica: As temperaturas são bem mais baixas do que no Sudeste: caso escolha um casamento a céu aberto no inverno ou início da primavera, prepare um modelito mais quentinho para não sofrer com o frio!


Villa Cavalcare | Foto: Dilvulgação.

Região Centro Oeste (e interior do Sudeste)


De abril até o fim de setembro é o período em que o sol mais brilha na região central do Brasil, que abrange o interior do Sudeste e o Centro Oeste. O verão também é chuvoso, mas tanto o outono, quanto o inverno, têm o tempo bem firme e muito dificilmente têm chuvas – que chegam ocasionalmente, trazidas pelas frentes frias da faixa litorânea.


Vale Verde | Foto: Divulgação

Mesmo programando minuciosamente seu casamento para a melhor época, lembre-se sempre de ter um plano B na manga em caso de chuva. Conheça a nossa lista de fornecedores de espaços para casamento ao ar livre e consulte os excelentes serviços para não passar sufoco no grande dia!


626 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page