top of page

Os Tipos de Véu de Noiva e as Diferentes Formas de Usar

O véu de noiva é uma das peças mais importantes no look de casamento. Estudos contam que 80% das noivas usam véu no dia de seu casamento. Mas o tipo de véu de noiva depende da noiva e do estilo do seu casamento.

O véu é uma peça que compõe o look da noiva e com certeza faz parte desse dia está presente tanto na tradição quanto no gosto de muitas noivas.

Surgiu lá na Grécia antiga, era usado para proteger a noiva do mau olhado e também dos admiradores, enquanto que na Idade Média ele era um símbolo de nobreza. Quanto maior o véu, maior era a riqueza, apesar de também ser utilizado para proteger a pele das nobres do sol. Quanto ao comprimento do véu ter relação com a riqueza da família, pode-se dizer que isso funciona parcialmente até hoje. Quanto mais luxuoso o casamento maior e mais caro é o véu.


O véu é responsável por destacar ainda mais a noiva, ele quem a diferencia completamente de outras convidadas e, apesar de toda a sua tradição, o véu pode ser de qualquer estilo: clássico, moderno, boho, vintage, e assim por diante.


Por isso hoje separei alguns tipos de véus lindos e como você pode usá-los de maneiras diferentes no seu grande dia. Será que alguma dessas ideias é a sua cara?

Me conta nos comentários!

Mas antes de irmos aos tipos de véus se atente a esses detalhes:


3 Detalhes

para escolher um véu de casamento


1 – Pense no seu penteado!


O tipo de penteado define se seu véu sairá do topo da cabeça, com acessório ou não, ou na nuca. O ideal é você definir o estilo de penteado e véu junto com seu cabeleireiro, assim não corre o risco de comprar algo que não goste ou que não será possível usar.


Atente para o horário da sua cerimônia de casamento, pense no local, em uma igreja é possível usar um véu bem longo (mantilhas super combinam com casamentos em igrejas com grandes passarelas pra caminhar até o altar), já em espaços pequenos não dá. E casamentos na praia com véu arrastando pela areia simplesmente não rola, o ideal é o uso de véus menores ou voilettes.


2 – Defina seu orçamento!


Defina o preço a ser pago. Um simples véu pode custar muito mais do que você imagina. Alguns véus podem custar uma "pequena fortuna", já que são feitos com rendas muito especiais e tem metros e metros de tecido, além de muitas noivas colocarem cristais importados e detalhes que encarecem e muito a peça. Então defina um orçamento antes de experimentar com o vestido, pra não correr o risco de se apaixonar e não poder pagar.


3 - Experimente com seu vestido


Seu véu também ajudará a definir seu estilo no grande dia, então, naturalmente, você vai querer algo que equilibre seu look, sem ofuscar nada. Alguns modelos de vestidos podem ficar muito pesados com um véu longo estilo mantilha, ou o contrário, um vestido despojado simplesmente não combinar com um véu catedral, pedindo um voillete. Muitas lojas tem vários tipos de véu de noiva disponíveis no atelie, você pode provar alguns enquanto escolhe seu vestido.

Agora que você já anotou essas dicas vamos aos tipos de véus!


1 – Véu de noiva longo (O famoso Catedral)


Esse tipo de véu é muito utilizado em casamentos em igrejas, ou noturnos, ou em ambientes fechados. Ele é considerado um véu mais formal e, geralmente, é maior do que a cauda do vestido da noiva. É recomendado que ele possua entre 2 a 5 metros de comprimento. Véus maiores do isto podem causar um certo desconforto à noiva por causa de seu comprimento.

Ele é um dos preferidos por boa parte das noivas, pois deixa as mulheres transbordando feminilidade. Para algumas, quanto maior o véu, melhor! O arrastar dele no tapete da igreja ou no local da cerimônia é muito sofisticado e adorado por todos. Um verdadeiro charme!


2 – Véu de noiva médio (Ou Ponta de Dedo)


O Véu Ponta de Dedo tem esse nome justamente por conta de seu comprimento, que deverá chegar até a ponta dos dedos da noiva. Ele é indicado para praticamente todos os tipos de vestido, não sendo recomendado somente para os vestidos mais curtos, pois não combina bem com o look.

Várias noivas simplesmente amam este tipo de véu, pois é muito mais fácil de se mexer com ele do que com um véu no estilo Catedral.


3 – Véu de noiva estilo Cotovelo


Este tipo de véu pode ser tanto longo, quanto curto. Como no mundo dos véus, o nome dita o comprimento do acessório, os véus estilo Cotovelo devem chegar até o cotovelo da noiva. Eles podem ser utilizados com qualquer tipo de vestido, mas atenção! Vestidos muito exuberantes e pomposos não caem muito bem quando combinados com ele. Então, fique atenta e pense bem antes de escolher o seu véu ideal.


4 – Véu Ombro


Este modelito de véu é curto, indo somente até os ombros da noiva. É simplesmente perfeito para cerimônias de casamento realizadas durante o dia e fica maravilhoso em looks tomara que caia e vestidos mais curtos.  Véus de noiva que vão até os ombros tem um charme especial e informal. É a escolha perfeita se você quer algo mais despojado e casual!

5 – Véu de noiva Capela (Ou Longuete)


O véu capela é um pouco mais curto do que o catedral. Ele pode chegar a ter o comprimento do próprio vestido, mas não chega a formar aquela cauda traseira. É um véu muito delicado e feminino, fica perfeito com vestidos mais simplistas e sequinhos.



6 – A Mantilha


A mantilha tem origem na cultura espanhola e é um tipo de véu muito adorado pelas noivinhas. Ela possuí um tecido mais pesado do que o véu tradicional, devendo ser colocada da maneira correta sob a cabeça da noiva. A mantilha transborda elegância, mas sua utilização é um pouco restrita para que ela combine perfeitamente com o vestido. Se a mantilha for rendada, o ideal é que possua a mesma renda que o vestido, ou então, o vestido não deve ter renda, por exemplo.


7 – Véu Voillete

O Voillete possui um estilo mais voltado para o vintage. Eles são bem curtos e podem cobrir todo o rosto da noiva ou somente parte dele. É como se fosse uma telinha que pode ser presa com outros acessórios como: um chapel, uma tiara, presilha, ou até mesmo, flores!

O Voillete dá um ar sofisticadíssimo ao look da noiva, mas ela deve saber combina-lo com seu vestido. O ideal é que o vestido siga o mesmo padrão vintage proporcionado pelo véu. É perfeito para noivas mais descoladas e cheias de personalidade!



8 - VÉU FOLHA DE ROSTO


O véu folha de rosto cobre levemente o rosto da noiva e é colocado para trás no momento da cerimônia, quando a noiva é "entregue" do pai para o noivo. É uma das opções mais tradicionais de todas e fica lindo nas imagens. Como praticamente todo modelo de véu pode virar uma folha de rosto, essa ideia pode valer para qualquer estilo de noiva, afinal, o significado original desse modelo já se perdeu há muito tempo e hoje é utilizado basicamente pela sua beleza. 



Dicas extras:


Tecidos


Os véus mais comuns são confeccionados com tule e renda.  O tecido point d’espirit(aquele estampado com poás) também faz sucesso. Véu de organza cristal é mais raro, mas – vez ou outra – algumas noivas que não gostam de tules optam por ele.


Os voillets são produzidos com tecido especiais e próprios para o acessório: tule voilet ou tule voilet francês.


Enfeitando o véu!


Rebordar com cristais traz um efeito reluzente ao acessório. As pérolas, como sempre, dão um visual chiquérrimo, porém não fica bem com todos os tipos de vestido. Tule de poás são fofos e românticos e combinam mais com vestidos mais lisos. Cuidado! Só não vale abusar para que nada seja ofuscado.


E ai, o que achou dos véus que selecionamos aqui para você? Já decidiu qual deles você vai usar em seu casamento? Conta pra gente ai nos comentários!


Não se esqueça de compartilhar o post com suas amigas que serão futuras noivinhas e de se cadastrar abaixo para receber as nossas melhores atualizações sobre o mundo de casamentos e outros eventos.

960 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page