top of page

Planejando os custos do casamento

Para casar, é preciso ter dinheiro, independentemente do tamanho da cerimônia. Por isso, a regra básica é começar a economizar.

Logo que o namoro fica sério e o casal decide que realmente quer formar uma família, é o momento ideal para começar a planejar o futuro do ponto de vista financeiro. Assumir a gestão do controle das finanças é um passo determinante para uma vida plena e sem sobressaltos.


O mais difícil nessa fase de decisão sobre o planejamento financeiro é achar o meio termo entre a vontade de gastar e a necessidade de poupar. Sem economizar não será possível fazer o nosso casamento dos sonhos como gostaríamos, mas muitas vezes é difícil resistir às tentações (eu sei bem disso srsrsr). Estamos sempre cercados de orçamentos e há muitas decisões a serem tomadas.


É fundamental ter um bom planejamento financeiro ao iniciar a vida a dois, tanto para evitar dívidas quanto para conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. É por meio da economia, do controle dos gastos e dos investimentos corretos que você vai conseguir ter uma vida tranquila com sua futura família.



Separei essas dicas pra você conseguir se organizar!



1º) Crie uma planilha!


A primeira coisa que precisa fazer é abrir uma planilha no excel. Lá você irá colocar todos os gastos do casamento, todos os fornecedores e todos os detalhes.



2º) Defina seu orçamento total!


Nada de orçamento parcial, "posso chegar até aqui, mas se precisar vou mais um pouquinho"! Esse pouquinho é o problema, você nunca sabe até onde ele vai, casamentos são como coração de mãe, sempre cabe mais um, então defina um orçamento total que você não irá ultrapassá-lo de forma alguma.


* Defina suas prioridades, são elas quem realmente irão pesar na hora da decisão;


* É válido usar o número de convidados para definir o orçamento, quanto mais convidados, mais gastos, porém nem sempre diminuir os convidados é a solução para economizar no final;


* É possível fazer um casamento pra 100 pessoas gastando o mesmo que um casamento para 200 pessoas, tudo depende das suas prioridades e do que você realmente quer investir!



3º) Agora é hora de definir as porcentagens de cada item!


Tendo em sua planilha, todos os itens que vai querer no casamento e sabendo o valor total que pretende gastar é hora de definir as porcentagens. Isso é relevante para saber quanto poderá investir para cada um dos fornecedores.



4º) Hora dos orçamentos


Dê início as cotações. Depois que você já sabe quanto pode gastar, comece a procurar muitas referências. Vá em sites e blogs de casamento – eles já tem um seleção de bons fornecedores, eles já fazem essa triagem para você.


Fale com as suas amigas que já casaram, lembra do que você gostou no casamento delas, peça indicações. Eleja os top 3 de cada item que você mais gostou e peça o orçamento. Não adianta escolher 10 fornecedores de cada item, isso só vai fazer você ficar mais confusa e gastar ainda mais o seu tempo, você vai é ficar indecisa, 3 fornecedores é o suficiente para você ter uma media de valores e serviços. Se depois que receber os orçamentos e eles não estiverem de acordo com o seu perfil , vá para os próximos 2 da sua lista.


Com relação aos itens alimentícios, nada de ficar marcando mil e uma degustações se você sabe que não irá contratar aquele fornecedor. Degustações são caras para os fornecedores, então seja consciente, marque degustações somente nos fornecedores que estão dentro do seu orçamento e que você pretende contratar!



5º) Organizando o fluxo de pagamento


Monte seu fluxo de caixa para os pagamentos usando a mesma planilha e tendo como base o valor do fornecedor que quer fechar. A maioria dos fornecedores não recebem depois do casamento, então precisa ter exatamente o planejamento mensal de pagamentos para conseguir a forma de pagamento com cada fornecedor.


*Se está se casando fora da sua cidade, não esqueça de considerar custos de frete e hospedagem para os fornecedores.



6º) Agende todos os pagamentos


São tantos fornecedores e tantos pagamentos que pode acabar esquecendo o dia que foi acordado. Para evitar pagar multas, deixe tudo já agendado assim que fechar o contrato.



7º) Não se esqueça de resumir os pagamentos!


Crie uma planilha de resumos de pagamentos para não chegar na semana do casamento e não saber o que ainda falta pagar – valor e serviços extras contratados

Um casamento pode variar entre R$ 30.000 à milhões de reais, tudo vai depender do empenho, sonho e bolso de cada um. As possibilidades são infinitas, mas você precisa saber onde e como cortar e o que não é prioridade para você.

Se fizer esse passo a passo não terá nenhuma crise de pânico no meio da organização pois você não vai estourar o orçamento e saberá do início ao fim quanto irá gastar no total e com cada fornecedor. A base de tudo é a disciplina e organização, porque se não mantiver a planilha atualizada de nada vai adiantar todo esse trabalho.


Não perca tempo e comece a se organizar!

Baixe agora mesmo sua planilha AQUI.

207 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page