top of page

Lista de Convidados como fazer?

Aprenda a fazer a lista de convidados do casamento sem preocupações, um dos itens mais difíceis de decidir no Grande Dia!

Tema para lá de recorrente – e polêmico -, a lista de convidados é o primeiro passo da organização do casamento.  E muitos noivos acabam tendo dificuldade e algumas dúvidas na hora de selecionar as pessoas que gostariam de ter no Grande Dia.


“Ele é só conhecido, devo chamar? “Devo incluir o namorado da minha amiga?”, “E meu chefe?”. Durante o planejamento, dúvidas como essas podem surgir, mas algumas regrinhas e perguntas podem ajudar a enxugar a lista de convidados e permanecer dentro dos gastos estabelecidos para o evento.


Definindo a lista de convidados


É a partir dela que tudo se define: o local, estilo, buffet, a quantidade de convites, de lembrancinhas, entre outros muitos itens que envolvem o planejamento dos gastos do casamento. Tudo é contabilizado pela quantidade de pessoas e não adianta pensar que vai dar para botar água no feijão que tudo vai se ajeitando, porque não vai. A dica de ouro, que vale para toda a organização de seu casamento, é: planejamento.


Então vamos aos passos!


1 – Primeiro Passo: defina para quantas pessoas será a sua festa e só conversem com os pais e outros parentes quando essa questão estiver bem resolvida entre os noivos. Por mais popular que vocês e suas famílias possam ser, ainda assim é um momento íntimo e pessoal. O ideal é chamar quem se importa com a nossa felicidade, quem está presente na sua vida de perto ou mesmo de longe. Esses farão tudo para prestigiar o casal.


2 - Faça uma relação de todos os nomes por grupos: família nuclear (pai, mãe, irmãos), o restante da família, amigos do noivo e amigos da noiva, amigos em comum, colegas de trabalho, amigos dos filhos, enfim, todo mundo na primeira lista.


Deixe uma margem para os que vão chegar – afinal, com 6 meses a 1 ano de antecedência dá para conhecer gente que se torna bacana na sua vida ou por uma questão de trato social você pode querer convidar, por exemplo, o novo chefe.


3 - Estabeleça de imediato um diálogo franco e carinhoso com os pais de ambos: para quem vai realizar o casamento com ajuda dos pais, é de bom tom atender a alguns pedidos. Os pais pagam porque querem, não porque são obrigados, o que não lhes dá o direito de se impor, mas sim de participar de forma gostosa do seu casamento e incluir aquele amigo chegado da família na lista.

Quem banca todo o casório sozinho precisa de tato do mesmo jeito, embora com mais autonomia. Se possível, ofereça uma cota aos pais, onde vocês estabelecem a quantidade de convidados que eles podem chamar.


4 - Use perguntas-chave do tipo:


- Com que frequência vejo essa pessoa? Frequentamos a casa uma da outra?

- Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens regularmente?

- Nos vemos ou nos falamos ao telefone em nossos aniversários, natal e outras datas importantes?


5 - Criar estilos de lista:


Lista vip – são os convidados essenciais para os noivos. Aqueles que não podem faltar!


Lista de espera "Quando fiz isso no meu noivado, algumas pessoas riram de mim, não sabem como foi importante para definir quem realmente seria convidado". – aqueles do grupo do talvez, quem te viu na maternidade de olho fechado e nunca mais soube de sua existência, os que moram longe e dependem de variáveis mil, mas que merecem estar lá. Aquela pessoa que fala com você uma vez na vida outra na morte, mas fala de vez em quando.


Lista do doril – tomou e da sua vida sumiu – pessoas com quem vocês não têm nenhum tipo de relação. Essas pessoas não tem razão para estar no seu casamento e ponto final. Talvez são pessoas que você até teve muita amizade mas em um determinado período da sua vida e há anos não se falam, muitas vezes passam pela rua e nem te cumprimentam.


6 - Nada de Convidar por educação: Os gastos com a organização de um casamento são extremamente altos, e se você é uma noiva exigente como eu, meu Deus, é mais alto ainda, são muitos detalhes, e você vai perceber que cada pessoa que você coloca a mais na lista, tudo fica mais caro. Então para casamento não existe essa de convidar por educação, ou vou "vou convidar fulano, por que ele me convidou para o casamento da filha da tia do vizinho dele", não caia nessa, é furada! tudo fica mais caro absurdamente caro, então não se preocupe com as pessoas que ficarão com raiva de você por não convidarem quem elas querem que você convide, atente-se e fique fiel a seu orçamento.

7 - Pitacos indesejados: Talvez fique difícil se livrar totalmente desta questão, especialmente se as famílias estão participando financeiramente da organização do casamento. Uma dica é criar uma regra para determinar quantos convidados cada um poderá “sugerir” (por exemplo: meus pais só terão direito de escolher 10 convidados). Mas mesmo assim, deixe claro que quem tem a palavra final são os noivos. Tirando isso, esqueça os pitacos, principalmente de outros parentes. Nesta “cota” devem estar incluídos os amigos dos pais, que eles fazem questão de convidar.


8 - Crianças: Se na sua família não tem crianças, ou você não tem nenhum melhor amigo ou padrinho que tenha filhos, você pode gentilmente pedir às pessoas que não levem crianças (com uma breve frase no convite). Já tem se tornado bem comum aos noivos pedir aos pais que não levem as crianças, além de proporcionarem maior diversão aos pais ainda economizam com buffet. Convenhamos que não planejamos o casamento para os pequenos: as comidas, bebidas, a seleção musical, o volume do som, as lembrancinhas… tudo é voltado para o mundo adulto. Ou seja, na maioria das vezes, casamentos não são muito divertidos para crianças. Então desapegue-se desta culpa, e evite se puder evitar.


Se você faz questão das crianças, confirme com seu buffet a partir de que idade as crianças são pagantes, alguns buffets cobram como meia para crianças até 5 anos e a partir dessa idade você já paga valor integral ou seja você paga para crianças o mesmo valor que para os adultos.


Na minha festa de noivado, optei por colocar no convite que os pais não levassem crianças. Obviamente mesmo sendo o mais cortes possível e explicando as razões algumas pessoas que não entendem os gastos de uma festa e tem a capacidade de dizer "Se não tem dinheiro então não faz festa", acabaram por tomar o pedido como pessoal e não foram por achar uma desconsideração da nossa parte, maaaaasssss como falei atenham-se a sua lista e aos seu orçamento independentemente de qualquer coisa, e lembre-se nem JESUS agradou a todos, por que nós agradaríamos?!




Se ficou mais alguma dúvida dá uma olhada no fluxograma aqui em baixo.


Ajudamos? Tomara que sim :)

Com a Lista em mãos vocês podem seguir para o passo-a-passo do planejamento do casamento!

BJs!

1.110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page